Cano entupido em condomínio: quem deve pagar a conta?

A maioria das pessoas, quando desejam morar em um condomínio pensam logo na comodidade e segurança e como seria mais fácil morar ali sem se preocupar com nada, além do seu apartamento.

Porém, não é bem assim que as coisas funcionam, porque é preciso que você como morador tenha atenção em relação à manutenção do seu apartamento. Isso porque, algumas pessoas têm dúvidas diante de alguns problemas como, por exemplo, o cano entupido em condomínio, quem deve pagar a conta?

Esse problema, geralmente gera vários questionamentos entre os moradores e o síndico. Por isso, vamos explicar aqui quem é o responsável por determinados problemas que podem acontecer num prédio.

Quem é responsável pelo cano entupido em um condomínio?

Para saber quem deve pagar a conta quando acontece esse tipo de problema, primeiro é necessário identificar o local do entupimento. Os prédios possuem duas tubulações: uma horizontal e outra vertical, que é conhecida como coluna principal. Veja a seguir:

  • Rede vertical: Ela é responsável por conduzir o esgoto e a água por todos os andares do prédio. Por ser de uso comum, é de responsabilidade do condomínio pagar a conta em caso de entupimento ou de qualquer outro problema.
  • Rede horizontal: Essa rede é composta pelos canos que recebem a água da rede vertical para distribuí-la pelos apartamentos. O morador é responsável por fazer o reparo necessário quando acontecer o entupimento dentro do seu apartamento.  
  • Caso aconteça um vazamento que prejudique o vizinho, o morador de cima é responsável por pagar os custos do reparo.

Como proceder diante de um problema

Nos problemas que são de responsabilidade do condomínio, o morador que se sentir prejudicado deve imediatamente entrar em contato com o síndico para resolver a situação o mais rápido possível.

No entanto, se o problema for entre os moradores do prédio, o morador que está sendo prejudicado deve procurar o síndico para que ele ajude a resolver a situação de forma amigável com quem está causando o problema.

Porém, se algum morador se recusar a efetuar o reparo, o responsável pelo condomínio deve elaborar uma notificação formalizada em duas vias impressas e pedir para que a pessoa causadora do dano assine, para que fique ciente do acontecimento.

Caso nenhuma medida seja tomada, a parte prejudicada poderá entrar com uma ação no Juizado Especial Cível para contestar os reparos.

Porque este problema de entupimento acontece?

O cano entupido em condomínio é um problema que acontece quando não existe a manutenção necessária.  Os condomínios que contam com o serviço especializado de desentupidora com hidrojateamento de encanamentos, ficam livres desta situação.

Neste caso, a manutenção é feita periodicamente para que os canos fiquem limpos. No entanto, é importante que os moradores evitem jogar resíduos que provoquem o entupimento dos canos como, por exemplo, restos de comida, óleo de cozinha, absorventes, entre outros.

esgoto jogado no rio

Áreas de responsabilidade do condomínio

Além dos encanamentos do prédio, o condomínio também é responsável por fazer a manutenção em outras áreas comuns.

Caixa de gordura

Em alguns condomínios mais antigos, é provável que não tenha caixa de gordura.  Ela é importante para reter as gorduras de restos de comida ou o óleo de cozinha, para evitar que esses resíduos caiam diretamente no esgoto ou ainda, fiquem acumulados nos canos.

Essa caixa deve passar por uma limpeza periódica para evitar o acúmulo de sujeira.

Caixa de esgoto

A caixa de esgoto do condomínio deve ter uma manutenção a cada seis meses para evitar problemas de entupimento neste local, assim como o mau cheiro ou a obstrução da passagem de água suja.

Para isso, contrate os serviços de uma empresa desentupidora.

Gostou deste artigo? Não é sempre que o cano entupido em condomínio deve ser pago por todos os moradores. Quando o cano que conduz a água ou esgoto para dentro do apartamento está entupido ou causando algum vazamento dentro do imóvel, o responsável por isso é o proprietário do apartamento que causou o dano e ele é quem deve pagar pelo conserto.

You may also like...