Cashback o que é e Como Conseguir?

O uso de cashback está crescendo no Brasil e segue no caminho para se tornar muito popular em um futuro próximo. Fora daqui as pessoas, físicas e jurídicas, já o conhecem bastante e vêm se beneficiando cada vez mais dessa prática desde sua criação, há mais de 20 anos.

Esse método de comércio foi criado nos Estados Unidos, em 1998, por uma empresa chamada Ebates. Aqui em nosso país, ele foi introduzido em 2011 pela empresa  Méliuz, hoje uma das referências no mercado. E se você não conhece ainda sobre cashback, o que é e o que fazer para usá-lo, veja agora tudo que você precisa saber a respeito.

Cashback: o que é

Sobre o conceito de Cashback, o que é este processo, a melhor definição é que se trata de modelo de compra e venda, onde os consumidores recebem uma porcentagem do valor gasto na aquisição de um produto. E as empresas também saem ganhando, pois aumentam sua visibilidade, adquirem mais clientes e os fidelizam.

Dito de outro modo: primeiro, a empresa que oferece esse programa estabelece uma porcentagem de devolução sobre o preço do produto – imagine que seja 5%. Depois, quando um cliente vier e o comprar – no valor de 1000 reais, por exemplo –, será devolvido a ele 5% do que foi pago. Nesse caso, 50 reais.

A devolução do dinheiro pode acontecer em forma de promoções ou descontos, para ser reutilizado. Ou pode cair na conta-corrente, ou poupança do consumidor; nesse caso pode ser exigido um valor mínimo de cashback acumulados para ocorrer o saque.

Assim as empresas incentivam os clientes a comprar cada vez mais e também competem entre si. Porque se uma delas estiver com a porcentagem de devolução de 3%, a sua concorrente pode estabelecer uma porcentagem de 4% ou 5%. E essa competição saudável beneficia o mercado e os clientes.

Cashback significado em português

Entender sobre cashback, o que é e como funciona, não é algo tão difícil. E tudo começa a ficar ainda mais claro se prestarmos atenção à palavra nomeadora do processo, que é autoexplicativa e nos ajuda a imaginar como se dá esse programa.

Este nome, que na língua inglesa é uma só palavra, no nosso idioma vira um termo composto e na tradução significa “dinheiro de volta”. Obviamente não se refere ao valor total da compra, mas a uma parte dele; como já explicado anteriormente.

Vale ainda destacar que, no Brasil, as empresas, nas suas ofertas e sites, e o público consumidor costuma usar na maioria das vezes o termo original – cashback –  em detrimento da tradução brasileira.

Como conseguir cashback?

Agora que você compreendeu como funciona o programa cashback, deve estar se perguntando como agir para aderir a esta forma de compra. Pois bem, confira agora o simples passo a passo de como começar a receber parte do seu dinheiro de volta:

  1. Escolha uma empresa de cashback
  2. faça o cadastro em seu site ou aplicativo;
  3. selecione uma loja para comprar;
  4. ative a opção cashback, “dinheiro de volta”;
  5. faça compra.

Depois do pagamento a loja comunica à empresa de cashback que o recebeu e informa o prazo para a devolução do valor proporcional à compra. Ocorrida devolução, você será avisado pela empresa de cashback e preencherá os dados da sua conta bancária para receber o dinheiro.

E esse é o método padrão dos programas de cashback. Seguindo esse passo a passo descomplicado você conseguirá usufruir dos inúmeros benefícios que o programa proporciona. Veja agora os programas de algumas das melhores empresas de cashback.

Programas cashback

O programa cashback refere-se, na verdade, aos aplicativos das empresas que trabalham com esse modelo de negócio, e pelos quais o consumidor cadastrar-se para fazer suas compras e ter parte do seu dinheiro devolvido.

São várias as empresas de cashback todas possuem seu app próprio, que você pode baixar, fazer o login e começar a fazer suas compras usando o método de cashback. A seguir, há uma lista de alguns desses programas das melhores empresas do mercado:

1 – Méliuz

O Méliuz é o aplicativo da maior empresa de cashback do país, já citada aqui. Você pode baixá-lo nos apps play store ou apple store; nas duas lojas ele possui nota de 4,4 em uma escala de 0 a 5. Além disso, ele também disponibiliza uma extensão para usar no google chrome em notebook ou desktop.

Ao concluir o download, basta fazer o cadastro e você encontrará diversas empresas 

parceiras para fazer cashback. Aliás algumas delas são bastante conhecidas como a

Dell, Lojas Americanas, Casas Bahia, Magazine Luiza, etc. Importante dizer que para sacar o dinheiro devolvido é preciso acumular pelo menos 20 reais.

O app oferece também um cartão de crédito em que há o aumento do percentual de cashback. Além disso, existe um programa de indicação no qual, a cada pessoa indicada que atingir 500 reais em compras, você recebe 5 reais.

2 – Picpay

No Brasil, o Picpay é muito popular. Ele é um aplicativo de pagamentos de contas, que funciona como uma carteira digital. Um dos seus atrativos é que ao pagar, por exemplo, um boleto ou realizar uma recarga de celular, você recebe parte do dinheiro de volta.

As porcentagens de cashback podem ser de 10%, 20% ou 30%. Além disso, há exigência de um valor mínimo para o saque – 20 reais. E a sua avaliação pelos usuários é de 3,6 na apple store, e 4,3 no google play; em uma escala de 0 a 5 nos dois casos. 

Outro benefício é o programa de indicação, por meio do qual o usuário recebe 10 reais ao indicar o app a uma pessoa do mesmo DDD; e  caso o DDD seja diferente, tanto quem indicou como quem foi indicado, ganha esse mesmo valor.

3 – BeBlue

Também disponível para versões android e ios, o Beblue é bastante usado. E suas notas são bem altas nas avaliações dos usuários – sendo de 4,6 no google play e 4,4 no apple store; em uma escala que varia de 0 a 5. 

Entre os pontos positivos deste aplicativo, pode ser citado que ele, tal como o picpay, funciona como carteira digital. Outro benefício é o fato do cashback cair na conta do cliente de maneira quase instantânea; além disso, ele oferece cartão de crédito para ser usado nos lojas e comércios parceiros.

Contudo, pesa contra o app Beblue sua limitação aos estabelecimentos físicos e a cobrança de uma taxa no valor de R$1,99, investida na segurança dos dados. Há ainda a fixação de um prazo de 120 dias para o uso do cashback; após esse período, se não for utilizado, esse saldo expira.

Agora que você já entendeu sobre cashback, o que é, como ele funciona e conheceu algumas das principais empresas desse ramo, veja também nosso ranking com os melhores cartões com cashback.

You may also like...