O ciclo de resposta sexual: o que acontece com nossos corpos durante o sexo

Enquanto a maioria de nós tem certeza de que gosta de fazer sexo , a maioria de nós também não passou muito tempo pensando no que acontece fisiologicamente enquanto estamos envolvidos no ato. Masters e Johnson (dois terapeutas sexuais inovadores) cunharam o termo “ciclo de resposta sexual” para significar a sequência de eventos que acontecem ao corpo quando uma pessoa fica excitada e participa de atividades sexualmente estimulantes (relação sexual, masturbação , preliminares etc.) 

O ciclo de resposta sexual é dividido em quatro fases: excitação, platô, orgasmo e resolução. Não há começo ou fim distintos para cada fase – eles são todos parte de um processo contínuo de resposta sexual.

Lembre-se de que este é um esboço geral do que acontece a cada um de nós quando ficamos sexualmente excitados. Há muita variação entre indivíduos, bem como entre diferentes eventos sexuais.

Orgasmos Simultâneos

Homens e mulheres passam por todas as quatro fases, exceto que o momento é diferente. Os homens normalmente atingem o orgasmo primeiro durante a relação sexual, enquanto as mulheres podem levar até 15 minutos para chegar ao mesmo local. Isso torna a probabilidade de orgasmo simultâneo durante a relação sexual um evento raro.

Fase Um: Excitação

Essa fase geralmente começa em 10 a 30 segundos após a estimulação erótica e pode durar de alguns minutos a muitas horas.

Homens: o pênis fica levemente ereto. Os mamilos de um homem também podem ficar eretos.

Mulheres: começa a lubrificação vaginal. A vagina se expande e aumenta. Os lábios externos, lábios internos, clitóris e, às vezes, seios começam a inchar.

Ambos: ritmo cardíaco , pressão arterial e respiração são acelerados.

Fase Dois: Platô

As mudanças que começaram na fase de excitação continuam a progredir.

Homens: os testículos são arrastados para o escroto. O pênis fica totalmente ereto.

Mulheres: os lábios vaginais ficam mais inchados. Os tecidos das paredes do terço externo da vagina incham com sangue e a abertura para a vagina se estreita. O clitóris desaparece em seu capô. Os lábios internos mudam de cor (embora seja um pouco difícil de notar). Para mulheres que nunca tiveram filhos, os lábios passam de rosa para vermelho brilhante. Nas mulheres que tiveram filhos, a cor muda de vermelho brilhante para roxo profundo.

Ambos: A respiração e as pulsações aceleram. Um “rubor sexual” pode aparecer no estômago, peito, ombros, pescoço ou rosto. Músculos tensos nas coxas, quadris, mãos e nádegas e espasmos podem começar.

Fase Três: Orgasmo

Este é o clímax do ciclo. É também a mais curta das quatro fases, geralmente durando apenas alguns segundos.

Homens: Primeiro, o líquido seminal se acumula no bulbo uretral. É quando um homem pode ter a sensação de que o orgasmo é certo ou “inevitabilidade ejaculatória”. Em seguida, o sêmen é ejaculado do pênis. As contrações ocorrem no pênis durante a fase orgástica.

Mulheres: o primeiro terço das paredes vaginais se contrai ritmicamente a cada oito décimos de segundo. (O número e a intensidade das contrações variam de acordo com o orgasmo individual.) Os músculos do útero também se contraem quase imperceptivelmente.

Ambos: a respiração, a pulsação e a pressão sanguínea continuam a subir. A tensão muscular e o ingurgitamento dos vasos sanguíneos atingem um pico. Às vezes, o orgasmo vem com um reflexo muscular do tipo mãos e pés.

Fase Quatro: Resolução

Esta fase é um retorno ao estado de repouso normal. Pode durar de alguns minutos a meia hora ou mais. Esta fase é geralmente mais longa para mulheres do que homens.

Homens: o pênis retorna ao seu estado flácido normal. Geralmente, há um período refratário, em que é impossível chegar ao orgasmo novamente até que um certo período de tempo tenha passado. A quantidade de tempo varia entre os homens por idade, aptidão física e outros fatores.

Mulheres: O útero e o clitóris retornam às suas posições normais. Algumas mulheres podem ser capazes de responder a estímulos adicionais com orgasmos adicionais.

Ambos: o inchaço diminui, qualquer descarga sexual desaparece e há um relaxamento geral da tensão muscular.

Compreender o que está acontecendo com o corpo de você e do seu parceiro durante o sexo só pode ajudar no aproveitamento total da experiência. Combine isso com algumas boas habilidades de comunicação e você encontrou a chave para desbloquear o prazer sexual e os desejos do seu coração.

You may also like...