Ferramentas que Todo Empreendedor Deve Conhecer

Na gestão de pessoas, finanças, marketing ou qualidade, cada tipo de negócio se encaixa em ferramentas capazes de dar visibilidade, controle e sequência aos seus projetos. Você pode estar se perguntando: quais seriam os ideais?

ferramentas empreendedor

Citamos aqui duas com foco administrativo e duas voltadas ao marketing da sua empresa:

  •       Canvas
  •       Trello
  •       Wix
  •       RD Station

Ferramentas de Gestão

Para o seu modelo de negócios: o Canvas (Business Model Canvas – BMC)

Segmenta o que precisa ser feito: o que; para quem; como e quanto, em quadros que você pode usar como uma espécie de adesivo, transportando de um lado para outro, conforme for visualmente mais prático.

Para quem está começando, o SEBRAE disponibiliza uma cartilha sobre o assunto, diferenciando plano de modelo. Vale a pena consultar o material que é bastante ilustrativo.

Para gerenciar tarefas: já ouviu falar em Kanban? Cartão ou sinalização, palavra de origem japonesa que deu origem a um método para se acompanhar o andamento de diversos tipos de produção, tanto uma fabricação em série como na sequencia de um trabalho manual em fases, por exemplo.

A ferramenta Trello pode ser considerada um Kanban digital, permite usar pequenos quadros, cartões ou boards, para criar listas simples e versáteis, como tarefas ou check lists. Ele pode ser de uso individual ou em grupo de trabalho, para leitura ou anotações. Ideal para manter o time atualizado e organizado entre o “a fazer, fazendo e feito”.

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Ferramentas de Comunicação

Para criar uma página WEB:

o WIX oferece ao usuário uma forma simples de desenvolver um site ou blog, gratuito ou pago, dispensando conhecimentos técnicos por ser de fácil manuseio na sua criação e manutenção, postagem de textos, vídeos, imagens, disponibiliza uma área de comunicação com o visitante e apresenta formas de compartilhamento.

Assim como outros sistemas de gerenciamento de conteúdo (Content Management System – CMS), é possível medir a frequência dos visitantes, tempo de permanência, origem e outros dados interessantes para o marketing do seu modelo de negócio.

A publicação de conteúdo relevante gera credibilidade ao site e sustenta a sua audiência, tanto com a manutenção dos clientes já conquistados como atraindo clientes em potencial, que são os seus novos leads, por isso atribuímos grande valor aos sites e blogs.

Para gerenciar o marketing:

Como saber quem visita a sua página ou como não perder alguma ocasião importante na sua agenda comercial? O RD Station é uma plataforma de automação de marketing digital que otimiza o gerenciamento do seu site contribuindo para atrair uma audiência qualificada, ou seja, leitores com alto potencial de se tornarem clientes.

Conteúdos de valor aliados a uma boa ferramenta de gestão de conteúdo fazem toda diferença na aquisição de novos leads comerciais. Mas como um simples leitor que apenas entra com alguma curiosidade em sua página pode se tornar um cliente da sua empresa?

Há muitas estratégias de marketing para reter sua atenção. Uma delas é disponibilizar na página visitada um pop-up ou landing page, um tipo de formulário que o leitor preenche em troca de, por exemplo, receber algo que você ofereça de forma gratuita, como um E-book, um brinde ou qualquer outro material de conteúdo relevante.

Por meio da plataforma é possível conhecer o visitante da sua página, analisar a sua forma de interagir com a empresa criando um histórico em relatórios mensuráveis que serão úteis em futuras campanhas e ações de marketing.

Que tal experimentar? Ferramentas de gestão são fundamentais para o sucesso do negócio, tanto na parte interna como na externa que vai ao público em forma de comunicação digital gerando maior visibilidade e crescimento empresarial.

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