Como escolher bons nomes para seus filhos e filhas

Com certeza, o nome que você escolher para o seu bebê é atribuir um pedaço da sua identidade por toda a vida. Assim não há pressão, certo? Ao contrário, há muita! Principalmente pressão vinda dos amigos e familiares que podem (ou não) discordar do nome.

Neste artigo, vamos te dar algumas dicas para você dar o nome ideal para seus filhos. Por isso, decidimos dar algumas dicas para pais de primeira viagem, a escolher bons nomes para seus filhos.

Cuidado com nomes populares

Duas crianças

É uma queixa comum— você nunca ouviu falar em determinados nomes, até ir ao site do Censo (IBGE) e ver picos de uso do nome e até os gráficos. Ou saber que seus amigos tiveram filhos e registraram com determinado nome.

Se você esperava para dar a seu filho um nome exclusivo, uma súbita onda de popularidade pode causar algum arrependimento.

Por isso, o ideal é não se basear pelas tendências do momento. E sim, procurar um nome com um bom significado – Algo que seja atemporal.

Faça sua lição de casa

Mulher pesquisando

Você pode verificar se um nome de popularidade é tendência em sites como o Significado de Nomes. Lá, você encontra tudo sobre a origem e o significado desses nomes, e também pode ver quais são as últimas tendências dentro do blog do site.

Se você realmente quer descobrir o que é popular em sua cidade, converse com os pais ou professoras da pré-escola. É uma fonte imensurável de informações sobre recém-nascidos e que podem te dar um norte certo para encontrar o nome ideal para seu filho.

Sua Família irá adorar a criança

Família reunida

Claro que ao escolher um nome, algumas pessoas da sua família podem não gostar tanto da ideia. Mas a decisão é sempre do casal, esteja sempre ciente disso.

Mas não se preocupe com eventuais rejeições do nome. A realidade é que depois que o bebê chegar, você vai descobrir que as pessoas, até aquelas que não concordaram com o nome inicialmente, irão adorar a criança.

Deixar o nome da criança em segredo

Em silêncio

Alguns preferem deixar em segredo a decisão do nome, até a data do nascimento. Fazendo isso, é até possível ter um tempo para pensar com calma, sem interferência dos amigos mais íntimos e também dos familiares.

Mas dizer a um grupo de amigos mais próximos pode ajudar a antecipar e evitar problemas como a pronúncia, ou dificuldade na ortografia. Algumas vezes, há algum detalhe que merece uma atenção especial, e muitas vezes não são pensados pelos pais.

Por isso, escolha um grupo pequeno de pessoas próximas para compartilhar o nome escolhido. Isso pode fazer toda a diferença na escolha correta do nome.

Espero que tenha gostado das dicas. Caso tenha alguma dúvida, só deixar nos comentários, que teremos o mais prazer em te ajudar.