Minha conexão: Como melhorar a velocidade da sua conexão

Com certeza você deve se perguntar se existem métodos capazes de melhorar a velocidade da internet. Na verdade existem sim, para ter uma internet mais rápida nem sempre é preciso contratar planos mais caros que possuem mais Megabits. Para saber como potencializar seu tráfego, confira essas dicas importantes que poderão salvar seu dia a dia.

minha conexao

Como melhorar a minha conexão?

O primeiro passo para saber se sua internet está lenta é fazer um teste de velocidade. Ele apontará métricas essenciais para que você saiba se de fato minha conexão está fora do esperado de acordo com o contrato firmado com sua provedora. A partir do resultado é possível estabelecer alguns métodos que podem ajudar a melhorar o desempenho da navegação.

Verifique se seu roteador está devidamente configurado

Equipamentos desatualizados ou obsoletos podem influenciar diretamente na sua navegabilidade. É fundamental que você atente-se ao seu roteador. Ele precisa atender a alguns padrões exigidos pela Anatel para que o sinal chegue com eficiência aos seus dispositivos.

Roubo de rede

Você sabia que existem muitos ladrões de sinal? Sim. Alguns padrões de segurança de roteadores (em geral os mais antigos) são bem fáceis de serem invadidos, consequentemente sua senha pode ser descoberta por outras pessoas que podem utilizar seu sinal. Por esse motivo ter um roteador moderno é essencial para sua segurança.

Muitos dispositivos conectados ao mesmo tempo

Quando há muitos dispositivos conectados ao mesmo tempo a conexão é inevitavelmente comprometida. Isso acontece porque a rede não suporta tantos acessos e acaba caindo. Dessa forma você precisa verificar se seu plano está adequado à demanda de navegação.

Local do roteador

O ponto de instalação do roteador também influencia no desempenho da navegação. Por isso é necessário que você certifique de que seu modem está em um local visível e alto, longe de interferências eletromagnéticas ou por objetos como geladeiras e micro-ondas.

Instale um amplificador

Se mesmo seguindo as dicas a sua internet ainda não está funcionando como deveria, talvez seja hora de amplificar seu sinal. Mas como melhorar minha conexão? Se você mora em uma casa com vários cômodos e o roteador estiver distante do seu quarto por exemplo, é sinal de que você precise instalar um repetidor de sinal. Eles se conectam com o modem por meio de um cabo e reenviam os sinais mais distantes. É importante que esses aparelhos estejam sempre ligados por um cabo ao roteador ou à rede elétrica.

 

Reinicie o roteador com frequência

Devido ao excesso de uso, o roteador pode acabar esquentando, é sinal que você precisa reiniciá-lo para que a temperatura volte ao normal. Mantenha-o desligado quando estiver fora de casa, ou quando estiver dormindo, isso pode melhorar significativamente a transmissão do seu sinal.

 

Altere o canal de conexão

É preciso tomar muito cuidado com redes de conexão sem fio. Ainda mais se sua rede funciona no mesmo canal que seus vizinhos. Se você mora em um prédio ou em um condomínio é em comum que isso aconteça. Por isso escolha sempre a rede que está mais livre para ser utilizada.

Atualmente existem softwares que permitem identificar o melhor canal de conexão, são eles Wifi Analyzer e Wifi Stumbler. Eles disponibilizam gráficos que mostram qual é a melhor rede de conexão.

 

Agora é só seguir as recomendações!

Seguindo essas dicas você garantirá um bom desempenho na sua velocidade. Esse processo é de extrema importância para que você garanta um funcionamento satisfatório de sua internet.

 

Lembre-se que todos esses fatores citados influem diretamente na velocidade de conexão. Por isso verifique se tudo está em ordem antes de realizar seu teste de velocidade.

 

Há dezenas de velocímetros disponíveis, o mais importante é que eles são extremamente fáceis de serem interpretados, e muitos deles armazenam os dados obtidos e podem ser atualizados a cada novo teste.

 

Fique de olho na sua velocidade de download do seu plano, pois é ela que vai definir o tempo de recebimento de cada arquivo minha conexão.