Internet Popular: É possível contratar internet com baixo custo?

Com a popularização da internet, mais e mais pessoas acessam a rede mundial de computadores. O que antes era possível somente com um computador caro, uma velocidade muito baixa de conexão e um sinal de internet muito instável, hoje é possível fazer a mesma coisa com um smartphone básico e os resultados obtidos são muito mais satisfatórios do que eram há 20 anos atrás.

Internet Popular É possível contratar internet com baixo custo

O que antes era caro, hoje em dia se tornou mais acessível, o que nem sempre quer dizer barato. O custo certamente está menor e há cada vez mais oferta de internet popular a preços razoáveis que facilitam o acesso ao mundo da internet.

Há uma iniciativa entre as operadoras de internet e o governo para oferecer uma internet de baixa velocidade, com a meta de incluir os brasileiros digitalmente. Dados do governo indicam que em muitas cidades afastadas dos grandes centros urbanos, a população tem dificuldade para se conectar à internet.

A maioria dos desconectados alega que não sabe ou não se interessa pelo conteúdo da internet, mas pelo menos 1/5 das pessoas sem acesso relaciona o alto custo da internet como principal razão para não se conectar.

Pensando nisso foi criada a Internet Popular, que oferece uma internet de menor velocidade, porém com preço mais acessível às camada de baixa renda da população.

O que é Internet Popular?

A iniciativa do governo de levar internet a todo o país e promover a inclusão digital da população mais desfavorecida começou em 2011 e perdura até hoje.

É uma parceria das operadoras de internet que se comprometem a ofertar uma internet de baixa velocidade por um preço acessível. Atualmente uma velocidade de 1 mega é algo bastante lento se comparada com a velocidade média dos outros planos.

É possível encontrar ofertas no site de quase todas as operadoras de banda larga. Os planos de 1 ou 2 megas, se encontram dentro dessa categoria de Internet Popular.

E o preço da internet popular?

O preço da Internet Popular é bem baixo, para poder oferecer um serviço que alcance o maior número possível de consumidores com menor renda. Porém, o preço baixo é proporcional à velocidade oferecida, que também é mais baixa.

Elaboramos uma pequena tabela com os preços atuais dos planos de internet popular. Confira logo abaixo:

OPERADORA DE INTERNET VELOCIDADE PREÇO (R$)
NET VIRTUA 1 MEGA 1 MEGA 29,80
OI 1 MEGA 1 MEGA 29,90
Vivo Internet 2 Mbps 2 MEGA 39,90

 

O projeto da Internet Popular está em sintonia com os ideais dos criadores da internet. Eles acreditavam que todos os cidadãos deveriam ter acesso à internet e desfrutar de seus benefícios. Em sua concepção original, o projeto da rede mundial de computadores imaginava que o acesso à internet devesse chegar ao maior número de pessoas através de iniciativas como a Internet Popular.

A internet veio para melhorar a vida de todos, porém é preciso socializar o acesso à internet. Para isso, repetimos o mantra dos idealizadores da internet, preços acessíveis para que os benefícios sejam distribuídos para a população e não utilizado por apenas alguns usuários.