Consultar operadora: consulte a operadora do celular antes de ligar

Na hora de fazer uma ligação pelo celular, muitas pessoas se confundem qual o código usar nessa hora. Isso ocorre, entre outros motivos, à grande portabilidade – ou seja, muitas pessoas mudaram a operadora do seu número de celular, tendo de consultar operadora antes.

Além disso, a grande maioria das operadoras não informam o código para os seus clientes fazerem as ligações. E se um cliente precisar fazer uma ligação interurbana, costuma ficar bastante confuso em como consultar operadora.

Consultar operadora consulte a operadora do celular antes de ligar

Como consultar operadora

Uma das formas de você consultar operadora que deve usar é ligando diretamente para empresa e consultar operadora. No entanto, essa não é uma forma muito confortável, pois o atendimento das operadoras de celular acaba tendo fila de espera. E você não quer ficar “pendurado” na linha para consultar operadora e fazer a ligação que você precisa, não é? Uma das formas, então, mais fácil é consultar operadora pela internet, de duas formas:

 

  1. Entre no site da operadora e consulte o número do código que você deve usar.
  2. Consultar em sites diversos qual o código que você deve usar para fazer uma ligação DDD ou DDI.

Códigos das operadoras de telefonia celular

Para fazer uma ligação, verifique, abaixo, qual o código da operadora do seu número de aparelho celular:

Vivo: 15

Oi: 31

Claro: 21

Tim: 41

Inteligent23 Tim: 23

GVT: 25

Sercomtel: 43

CTBC: 12

Aerotetch: 17

O que ocorre se eu usar outra operadora

Muitas pessoas que fazem a consulta operadora têm essa dúvida: o que pode acontecer se eu usar um código que não corresponde a operadora de telefone celular.

Em geral, a ligação não é completada e o próprio atendimento eletrônico informa a operadora correta. Porém, se a ligação for completa, atenção, pois você pode ser cobrado de um valor maior. Por isso, antes de ligar você deve consultar operadora.

E como fazer uma ligação interurbana ao consultar operadora?

Quem não está acostumado a fazer ligações interurbanas pelo aparelho de telefone celular podem realmente ter dificuldade na hora de ligar. Para facilitar, veja os exemplos a seguir:

  • Fazer ligações DDD com o código de sua operadora

Basta digitar primeiro o número 0 e depois o código da cidade e o número da pessoa com quem quer falar. Ou seja, nesse tipo de ligação não é preciso consultar operadora para saber o código, pois ele não será usado.

Outra situação, porém, é quando você se encontra com o seu aparelho fora do DDD onde o número é cadastrado.

Você discará primeiro o número 0 em seguida o código da operadora, depois o DDD da cidade do número para o qual você quer ligar, seguido do número do celular.

E se você estiver no local do DDD onde o número está cadastrado, deve discar 0 depois o código da sua operadora, o número de DDI para onde quer ligar e o número do telefone da pessoa com quem quer falar.

Curiosidades

Você sabe quais são as operadoras com mais clientes no Brasil, de acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações)?

 

  1. Vivo, com mais de 67 milhões
  2. Tim: com mais de 59 milhões
  3. Claro: com mais de 57 milhões
  4. Oi: com mais de 43 milhões