Consulta IPVA: Passo a passo- Veja como é simples

Deseja realizar a consulta IPVA 2018? Saiba que já é possível consultar o valor do IPVA de forma simples e rápida. A data do vencimento da placa do automóvel indica o dia em que o proprietário deverá efetuar o pagamento do imposto.

Neste artigo você aprende a realizar a consulta do IPVA passo a passo.

IPVA 2018

IPVA 2018

Antes de realizar a consulta IPVA é preciso entender para que serve esse imposto e porque ele deve ser pago.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, conhecido pela silga IPVA é um imposto cobrado anualmente do proprietário de cada veículo. Esse valor cobrado através do IPVA é realizado pelo governo estadual que faz um caçulo baseado no valor e ano em que o veículo foi fabricado, por exemplo, automóveis “0 KM” tem o IPVA mais caro, porém, o valor pode diminuir com o passar dos anos.

Caso o veículo atinja 20 anos, você perceberá ao realizar a consulta IPVA que estará isento do imposto.

Para que serve?

O IPVA é uma forma de arrecadar dinheiro para efetuar melhorias no município, por exemplo, metade do valor do imposto é utilizado em obras para melhoria no estado (asfalo, manutenção, sinalização de via e outros) em que a placa do veículo está destinada e a outra parte para o governo estadual.

O que acontece se atrasar o pagamento?

Se o proprietário do veículo não efetuar o pagamento do IPVA ele receberá uma notificação e caso não regularize a situação do débito, o imposto vira uma dívida ativa em que não é possível parcelar o valor e nem obter o desconto para pagamento. Além disso, você não conseguirá realizar o licenciamento, corre o risco de ter o veículo apreendido e ter que pagar uma multa.

Até a data de vencimento o IPVA poderá ser parcelado em até três vezes ou obter o desconto de 3% à vista, mas caso ultrapasse a data de pagamento, o valor deverá ser pago em parcela única.

O que mudou no IPVA este ano?

Para quem deseja realizar a consulta do IPVA e não sabe se houve alguma mudança é preciso saber que o que mudou foi a forma de divulgação do valor do imposto. A SEF (Secretaria Estadual da Fazenda) determinou que em 2018 não fossem enviadas cartas divulgando o valor do IPVA, para a residência dos proprietários de veículos.

O proprietário do veículo deverá acessar o site Secretaria Estadual da Fazendo, com o número do Renavam e placa de veículos em mãos, para efetuar a consulta IPVA.

Segundo a SEF esta mudança tem a finalidade de evitar possíveis extravios.

Como fazer a consulta IPVA

  1. A consulta IPVA é realizada de forma simples e rápida através do site da Secretaria Estadual da Fazenda.

 

  1. Tenha em mãos o número da placa do veículo e Renavam para verificar o valor que deverá ser pago sobre o imposto

 

  1. Ao acessar o site, você será direcionado para a página de consulta IPVA, como mostraremos na imagem a seguir.

 

  1. Em seguida, basta clicar em consultar.

 

  1. Será carregada uma nova página em que estará solicitando o número do Renavam e placa do veículo para a consulta IPVA 2018. Digite os dados e clique em consultar.

Em seguida, o valor do IPVA do seu veículo será informado no site. Saiba que você também pode realizar a consulta IPVA em postos terminal de autoatendimento do Detran e bancos, utilizando o número do Renavam apenas.