Como começar a estudar para o Enem 2019?

O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é a principal porta de entrada para se ingressar em uma graduação, onde também é, muitas vezes, a única chance de pessoas de baixa renda entrarem em uma faculdade.

Pessoas que estudam em escolas privadas também podem prestar o ENEM para entrarem em uma graduação, já que atualmente o modelo de vestibular clássico nem é tão mais utilizado, já que há universidades que até já deixaram de fazer o vestibular tradicional e a única forma de ingresso é o Enem.

O Enem possibilita que estudantes entrem em universidades públicas por meio do Sisu, e em instituições privadas com o auxílio de programas como o Prouni e o Fies.

Como começar a estudar para o ENEM 2019

Abaixo separamos algumas dicas de como iniciar os seus estudos para a prova do ENEM, já que nunca é cedo para começar a colocar os estudos em dia.

Mantenha seus estudos organizados

O primeiro passo para iniciar os seus estudos é se planejar e organizar, criar um plano de estudo, além de analisar provas passadas e fazer uma boa leitura do edital.

Com todas essas informações, será possível que você crie o seu próprio plano de estudos, de acordo com as matérias que você possui mais dificuldade e pretende focar.

Com o plano geral, separe tudo que você precisa revisar e aprender, depois crie planos mensais, e tente sempre criar metas para cumpri-las.

Hoje é possível encontrar diversos cursos online que ajudam você a elaborar um plano de estudos, como:

  • Mesalva
  • Descomplica
  • Stoodi

Também, você pode procurar vídeo aulas no Youtube, com o conteúdo que você precisa estudar, basta dar uma pesquisada.

Tenha foco

Agora que você já tem o seu plano de estudos para o ENEM, é preciso manter o foco para não descuidar e acabar não cumprindo as metas.

Por este motivo, que é preciso diminuir de forma gradativa o uso de redes sociais, manter o celular longe, principalmente na hora de estudar.

O seu sucesso na prova irá depender da sua dedicação para estudar os conteúdos necessários, não adiantando procrastinar e deixar tudo para última hora.

Leia obras literárias clássicas

O ENEM não possui nenhum tipo de leitura obrigatória, mas você irá conseguir responder de forma melhor sobre assuntos que já conhece.

Por isso, que para a prova de linguagens recomendamos que você comece a leitura de obras clássicas da literatura brasileira, assim, além de aprender mais sobre estes livros, você irá trabalhar o seu hábito de leitura,

Abaixo segue uma lista das obras mais comuns cobradas pelos vestibulares:

  • Agosto: Autor Rubem Fonseca.
  • Capitães de Areia: Autor Jorge Amado.
  • Triste Fim de Policarpo Quaresma: Autor Lima Barreto.
  • A Hora da Estrela: Autora Clarice Lispector.
  • Grande Sertão: Veredas: Autor Guimarães Rosa.
  • Iracema: Autor José de Alencar.
  • O cortiço: Autor Aluísio Azevedo.

A leitura dessas obras, além de ajudar durante a prova de linguagem, fará com que você se adapte a leitura de textos mais densos.

Também, além da leitura de livros, para se preparar para o ENEM, é preciso se manter sempre atualizado.

O Enem sempre trabalha problemas atuais, trazendo críticas e análises sobre assuntos que estão acontecendo ao redor do mundo no momento.

Assim, procure se manter atento aos noticiários, assuntos polêmicos que vem chamando atenção da grande mídia e das redes sociais, que isso também pode te ajudar a se preparar para a escrita da redação, que sempre pede ao aluno para dissertar sobre uma solução para algum problema que vem afetando o Brasil.

Se preparar para o ENEM 2019 não é uma tarefa fácil, que exigirá de você foco e muita determinação, mas que seguindo essas dicas básicas, fará com que você se saia bem na prova e consiga realizar o seu sonho de entrar em uma faculdade.