Quem é CS Lewis?

Clive Staples Lewis – conhecido por seus amigos e familiares como “Jack” – é um dos escritores mais influentes na fé cristã do século XX ( Ao contrário do que muitos pensam, ele nunca esteve envolvido em pregação evangélica ou Estudos Biblicos) . Autor de mais de 70 títulos, incluindo obras de ficção científica, fantasia, poesia, cartas, autobiografia e apologética cristã, as vendas de livros de Lewis são mais de 2 milhões por ano. Esse número promete disparar com o lançamento da nova versão da tela da Walden Media de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, de Lewis .

Nascido em Belfast em 1898, Lewis foi educado em casa e em internatos na Grã-Bretanha. Depois que sua mãe morreu quando ele tinha quase dez anos, “Jack” cresceu mais perto de seu irmão Warren, que era dois anos mais velho que ele.

Lewis estudou inglês e filosofia em Oxford e serviu no exército. Ele se tornou um homem universitário que ensinou (principalmente literatura inglesa) na faculdade Magdalen (pronuncia-se “Maudlin”) de Oxford por grande parte de sua vida. Mais tarde na vida ele foi nomeado para um cargo de professor em Cambridge. Como membro da faculdade de Oxford, Lewis desenvolveu uma forte reputação na crítica literária inglesa e uma reputação muito maior como um escritor espirituoso e imaginativo de obras de poesia, ficção e não-ficção sobre a fé cristã.

Em uma época de crescente secularismo, Lewis era um defensor persuasivo do cristianismo. Alguns de seus livros mais conhecidos começaram como palestras, nas quais ele explicava os fundamentos da fé cristã para uma ampla audiência de ouvintes. Para fazer isso, ele falou em termos simples, usando comparações caseiras. Essas palestras foram coletadas e publicadas como Mere Christianity , um dos livros mais populares sobre a crença cristã na história recente. O mero cristianismo trouxe muitas pessoas para a fé cristã e contribuiu para o diálogo ecumênico, movendo-se facilmente através das denominações cristãs, concentrando-se nos ensinamentos básicos que a maioria dos cristãos acredita.

Lewis também escreveu um livro divertido sobre a tentação chamado The Screwtape Letters , popular nos dois lados do Atlântico. O romance, lançado na forma de uma correspondência entre um demônio sênior e um júnior, ofereceu um novo ângulo sobre a crença cristã. Screwtape desembarcou Lewis na capa da revista Time .
“Jack” Lewis também tentou sua mão na ficção, com bastante sucesso.

Há muito tempo amante de histórias de aventura, ele escreveu três romances amplamente lidos ( The Space Trilogy ) sobre viagens interplanetárias. Essas narrativas de viagens espaciais também tratavam de redenção, parcialmente inspiradas na leitura de Lewis do Paraíso Perdido, de John Milton . As Crônicas de Nárnia é uma série de sete contos infantis inspirados no interesse de Lewis pelo mito e pelo conto de fadas. Escrito com um tema cristão subjacente, as Crônicas foram desfrutadas por crianças e adultos por gerações.

Como Lewis, que era essencialmente professor de literatura inglesa, tornou-se um escritor tão influente? CS Lewis foi criado em livros. A leitura ampla moldou seu pensamento desde a infância. Ele tinha uma imaginação vívida e uma ampla educação em literatura antiga e medieval.

Quando jovem, Lewis era agnóstico – possivelmente até ateu – embora tivesse sido criado como cristão. Depois de servir na Primeira Guerra Mundial, ele retornou a Oxford para ensinar, e lá ele experimentou uma conversão religiosa. Sua busca religiosa foi estimulada em parte pela literatura e uso vigoroso do intelecto. Ele foi parcialmente influenciado por amigos em Oxford que eram crentes pensantes, entre eles JRR Tolkien.

Por causa de sua experiência de conversão, Lewis voltou sua energia criativa para a escrita cristã. Muitos de seus livros foram tentativas de responder suas próprias perguntas incômodas.O problema da dor assumiu a questão perene de como Deus, se é bom, permite o sofrimento. Os milagres examinaram questões sobre intervenção divina e eventos sobrenaturais. Lewis também escreveu dois tratamentos de sua própria conversão – O Regresso do Peregrino , no qual ele tentou uma narrativa moderna inspirada por John Bunyan; e Surprised by Joy: A forma da minha vida precoce , que traçou sua própria busca de fé em uma veia fortemente literária, descrevendo como livros e eventos convergiram para trazê-lo de joelhos. Lewis tornou-se um membro fiel da Igreja da Inglaterra e desenvolveu uma forte vida espiritual.

A amizade – especialmente a amizade masculina – era vital para Lewis. Juntamente com seu irmão Warren, um ex-militar e escritor, CS Lewis participou de um círculo literário conhecido como “The Inklings”. Durante décadas, esse grupo se reuniu para compartilhar seus trabalhos em andamento. Tais obras como O Hobbit e O Senhor dos Anéis de Tolkienforam lidos pela primeira vez nos Inklings. Muitos desses estudiosos e escritores tinham uma visão comum da literatura e da fé. Um membro importante dos Inklings foi o escritor e editor Charles Williams. Williams era um poeta e uma autoridade em Milton e Dante. Ele também escreveu uma série de romances notáveis ​​sobre a fé cristã.

Outro dos empreendimentos de Lewis era o Clube Socrático, no qual ele discutia questões de fé com quaisquer ateus que fossem precipitados o suficiente para debater com ele. Em sua vida pessoal, Lewis tinha duas importantes alianças domésticas. Por muitos anos ele viveu e ajudou a sustentar a Sra. Jane Moore, mãe de seu amigo Paddy Moore, que havia sido seu companheiro na Primeira Guerra Mundial. Quando Paddy morreu em combate, Lewis cumpriu sua promessa de cuidar da mãe de Paddy. irmã. Lewis e os Moores dividiam uma casa perto de Oxford. Por fim, Warren Lewis também morou com o irmão. (Lewis também mantinha quartos na faculdade.)

Lewis nunca visou ganhar dinheiro com as suas obas, então elas não eram focadas no comércio em geral, por isso, os filmes de narnia só foram feito após a sua morte.

No final da vida, após a morte da Sra. Moore, Lewis se envolveu com uma divorciada americana, Helen Joy Davidman. Sua amizade romântica e casamento clandestino são dramatizados na peça Shadowlands (também um drama de televisão e um filme). Falando de seu casamento, Lewis disse a seu amigo de longa data, Nevill Coghill: “Eu nunca esperei ter, nos meus sessenta anos, a felicidade que passou por mim aos meus vinte anos.”

A morte de Joy pelo câncer destruiu essa felicidade. Lewis capturou sua agonia em um livro de memórias comovente, A Grief Observed . A influência de seu casamento também é encontrada em seu livro The Four Loves , que ele dedicou a sua falecida esposa.
Lewis morreu em sua casa, “The Kilns”, em Headington Quarry, perto de Oxford, em 22 de novembro de 1963, após uma breve doença. Em sua lápide está uma frase do Rei Lear – um dos favoritos de sua mãe: “Os homens devem suportar sua ida a partir daí”.

You may also like...